Calliphora vomitória (Mosca-Varejeira-Azul)


Nikon D300 + Nikkor 50mm f/1.4 AI + Nikon PK-13 + Nikon PB-6: @ 1,3 seg., f/16, ISO 200

3 comentários:

pbl 1 de maio de 2011 às 13:11  

Como é que diabo consegue fazer isto é que eu gostava de saber.
Tenho-me fartado de andar atrás dos bichos com a máquina na mão, mas eles não param quietos.
Dá-lhes antes com Banzé?

José Loureiro 1 de maio de 2011 às 13:30  

Esta é uma fotografia de estúdio.
Não foi preciso usar “Banzé”… Esta, contrariamente ao caso de todas as outras fotos que por aqui vê, quando a “apanhei”, já era…
Para este nível de aumento, um modelo que seja “mosca morta” é mesmo o ideal!
Só assim é possível fotografar com toda a calma, controlar a iluminação, assegurar uma boa estabilização do sistema com toda a panóplia que o integra (câmara, bellows, placa de posicionamento, …) pois é tudo absolutamente trabalhado em modo manual. Mesmo assim, com um modelo totalmente parado, não é muito simples…
A ideia deste tipo de fotografia é mesmo mostrar detalhes normalmente “invisíveis” a “olho nu”. Depois, se conseguirmos que a foto fique apelativa, tanto melhor.
Cumprimentos

pbl 3 de maio de 2011 às 09:39  

eheheheheheh.
Obrigado pelo esclarecimento :-)
Vou juntar uma lata de Banzé à 100mm...
Ou laca das senhoras...
Abraço.

Copyright

Todas as fotografias apresentadas nestas páginas são da autoria e propriedade do autor. Caso haja interesse na sua utilização agradeço prévia solicitação para o efeito.

Acerca destas páginas...

As fotografias que aqui podem ser vistas pretendem dar a conhecer os extraordinários pormenores, duma infinidade de pequenas coisas, a uma escala que o nosso olhar “a nu” não consegue captar.
Essencialmente são registos de insectos (ou detalhes duma ou doutra parte destes) que tantas vezes nos passam despercebidos. As cores, as formas, as texturas … enfim, tudo aquilo que me desperte a curiosidade!

Seguidores